Maio Amarelo: dicas para evitar acidentes no trânsito
A desatenção e a falta de manutenção são grandes causadores de acidentes
Há 14 anos, a ONU instituiu o Maio Amarelo com a finalidade de promover a conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres sobre os riscos no trânsito. Este movimento global visa melhorar a segurança e reduzir acidentes e mortes, simbolizados pela cor amarela, que indica advertência no trânsito.
Estudos da Organização Mundial da Saúde apontam que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas. O uso do cinto de segurança pode reduzir significativamente o risco de morte, diminuindo em 45% para ocupantes do banco dianteiro e 75% para os do banco traseiro, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego.
Mateus Afonso, fundador da Eletricar e parceiro do Klubi, ressalta que possuir um carro é um sonho para muitos, mas requer grande responsabilidade. Ele enfatiza a importância da empatia e precauções básicas para a segurança no trânsito, como o uso do cinto de segurança por todos os passageiros e manter distância segura de motociclistas, ciclistas e pedestres.
A Importância da Manutenção Veicular para Prevenir Acidentes
Pesquisas do Instituto Scaringella Trânsito mostram que falhas nos freios, suspensão, níveis de fluidos, pneus, faróis e cintos de segurança estão por trás de 30% dos acidentes. Luiz Bonini, da Turbi, destaca que a manutenção preventiva é essencial para a segurança, citando como problemas na suspensão ou nos freios podem aumentar os riscos de acidentes.
A Turbi, aproveitando a tecnologia, monitora constantemente seus veículos alugados ou assinados para assegurar que a manutenção preventiva seja realizada, proporcionando uma experiência segura e livre de preocupações para seus clientes.
Regras de Trânsito para Condutores de Micromobilidade
O Brasil registra uma média de sete mortes de ciclistas por dia, conforme o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil, enfatiza a importância de usuários de microveículos como bicicletas e patinetes seguirem as normas de trânsito para garantir sua segurança e a harmonia no tráfego. Ele menciona práticas como usar a ciclovia, respeitar semáforos e sinalizações, além de manter velocidades adequadas.
Forbes também destaca que os modelos de micromobilidade compartilhados da Whoosh contam com tecnologia IoT para monitoramento completo, suporte de manutenção contínuo e restrição de velocidade máxima, garantindo maior segurança aos usuários.