Sabe a Função do ‘N’? 5 segredos que não te contam sobre câmbio automático
Os câmbios automáticos estão dominando o mercado brasileiro, representando mais da metade dos carros novos vendidos no país. Apesar de serem mais fáceis de dirigir, esses sistemas exigem um certo nível de conhecimento e experiência para serem utilizados corretamente. A seguir, apresentamos cinco dicas importantes que você provavelmente não aprendeu na autoescola, mas que farão toda a diferença no uso diário do seu carro automático. Fique atento a esses sinais de alerta e procure um mecânico de confiança caso note algum deles.
1. Use o Neutro Apenas para Reboque
Nos carros automáticos, a posição “N” (neutro) não deve ser usada ao parar em semáforos. Essa função foi criada para situações específicas, como reboque ou movimentação do veículo com o motor desligado. Quando parado em um semáforo, mantenha a alavanca em “D” (drive) com o pé no freio. Isso mantém o sistema hidráulico pressurizado, permitindo uma arrancada mais rápida quando o sinal abrir.
2. Nunca Mude a Alavanca com o Carro em Movimento
Evite selecionar “R” (ré) enquanto o veículo ainda está se movendo para a frente ou acionar “P” (estacionamento) antes de o carro parar completamente. Mesmo em baixas velocidades, essas ações podem danificar componentes internos da transmissão, como engrenagens.
3. Não Tente Dar Partida no “Tranco”
Embora alguns carros automáticos possam, teoricamente, dar partida no “tranco”, essa prática deve ser evitada. Se o veículo não ligar devido a uma bateria descarregada, coloque a alavanca em “N” e depois em “D” ou “2” quando o carro atingir cerca de 20 km/h. Forçar os componentes dessa maneira pode causar danos. O ideal é recarregar a bateria ou fazer uma ‘chupeta’. Se a bateria não retiver carga, substitua-a por uma nova.
4. Segurar o Carro sem Freio em Descidas é Errado
Usar a marcha lenta ou a aceleração para segurar o carro em uma ladeira aquece o óleo da transmissão e aumenta desnecessariamente o consumo de combustível. O recomendado é manter o pé no freio sempre que o carro estiver parado, independentemente da inclinação da via, para desacoplar o conversor de torque e economizar combustível.
5. “Trancos” nas Trocas de Marchas Indicam Problemas
Se você sentir trancos durante as trocas de marcha, pode ser um sinal de problemas na lubrificação das engrenagens e outras peças. Respeite as especificações e prazos para a troca do fluido conforme indicado no manual do veículo. Alguns modelos não recomendam a troca de óleo, alegando que dura a vida útil do veículo, mas isso não garante ausência de problemas de lubrificação. Vazamentos ou contaminação do óleo podem ocorrer, reduzindo sua eficiência.
Para garantir a durabilidade do seu câmbio automático e evitar problemas maiores, siga essas dicas e mantenha a manutenção do seu veículo em dia.