AmazonasGeral

Wilson Lima vistoria prédio da Receita Federal para moradias pelo Amazonas Meu Lar

Localizado no Centro, edifício de 17 andares terá entre 85 e 128 apartamentos

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta terça-feira (28/05), o antigo prédio da Receita Federal, no Centro de Manaus. O edifício, que será readequado para abrigar entre 85 e 128 apartamentos, faz parte do programa Amazonas Meu Lar e foi contemplado pelo Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

O prédio, localizado na rua Marechal Deodoro, pertence à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e será doado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para habitações de interesse social. Futuramente, será ocupado por famílias cadastradas no Amazonas Meu Lar.

Desde 2019, o Governo do Estado vem negociando a cessão do prédio pelo Governo Federal para transformá-lo em moradias. O projeto inicial prevê 85 apartamentos, com tamanhos variando entre 45 e 60 metros quadrados.

O Governo do Estado publicou o edital de Chamamento Público nº 005/2024-SEDURB/SUHAB para credenciamento de empresas interessadas na requalificação do imóvel. As propostas podem ser enviadas até 10 de junho.

O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, afirmou que o prédio estará pronto para receber as primeiras famílias em 18 meses após a assinatura do contrato.

A visita contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, a secretária das Cidades e Territórios, Renata Queiroz, e o diretor-presidente da Superintendência de Habitação, Jivago Castro.

O projeto “Residencial Amazonas Meu Lar 3” será uma referência para outros estados, segundo o secretário Fausto Júnior. O novo residencial atenderá famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640, cadastradas no Amazonas Meu Lar.

A doação do prédio é resultado da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Amazonas, permitindo a criação de novas moradias modernas, confortáveis e funcionais. O prédio, atualmente desocupado, será revitalizado, contribuindo para a recuperação do Centro de Manaus.

O edifício possui 7,9 mil m² de área construída e 17 pavimentos, incluindo garagem e subsolo. A requalificação do imóvel deve seguir as especificações da Portaria nº 725 do Ministério das Cidades.No último dia 21 de maio, o governador Wilson Lima solicitou ao ministro das Cidades, Jader Filho, prioridade para projetos habitacionais do estado, incluindo seis projetos que somam 720 unidades pelo Minha Casa Minha Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *