Vândalos invadem Assembleia Legislativa do Paraná
Protesto contra projeto de lei acaba em invasão e interrupção dos trabalhos legislativos
Um grupo de manifestantes invadiu a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na tarde de segunda-feira (3), interrompendo a sessão legislativa agendada para discutir um projeto de parcerias privadas em escolas públicas. A situação piorou quando, depois de um protesto, os vândalos derrubaram o portão de acesso ao prédio e invadiram o plenário, suspendendo a votação presencial e forçando a realização remota da sessão.
A ação foi respondida com a intervenção da Polícia Militar, que utilizou bombas de efeito moral e gás de pimenta para controlar a situação, conforme informado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). A retomada dos trabalhos aconteceu horas depois, com medidas de segurança reforçadas e danos ao patrimônio que ainda estão sendo avaliados.
O deputado Fabio Oliveira (Podemos) criticou a invasão, dizendo que “o movimento de esquerda tentou impedir o verdadeiro exercício democrático de direito. Invasão de uma Casa de Leis onde iria acontecer um debate democrático em favor de um projeto de lei e que os deputados iriam fazer a discussão. Independentemente de qual é a opinião, se é a favor ou contra, isso é democracia. O Poder foi outorgado a nós deputados para legislarmos para os paranaenses e é isso que estamos esperando.”